Gatos

Estudo da Natureza – Especialidade de Gatos

gatos

Os Desbravadores serão submetidos a um teste antes de receber a especialidade.

Aqueles que pontuarem mais de 70% serão condecorados com a especialidade em uma cerimônia de investidura.

 

A) Nome científico do gato doméstico: Felix Catus

B) Estrutura da pata do animal

Garras retráteis, (ou seja, que podem ser colocadas para fora assim que necessário) com unhas afiadas e encurvadas. Os gatos têm cinco dedos nas patas da frente e quatro nas patas de trás.

C) Descrição dos olhos do gato

A íris ou círculo ocular colorido varia de cor de acordo com as diversas espécies. Alguns gatos têm ambas as íris com cores diferentes. À luz do dia, a íris se contrai, ocultando a maior parte do seu brilho. À noite, sua íris se abre, de forma mais ampla que os olhos dos humanos e outros animais, podendo captar mais luminosidade. Mesmo assim, os gatos não conseguem enxergar se houver escuridão total. É necessário um mínimo de luminosidade para que eles possar enxergar. Os olhos desses animais brilham devido a uma camada chamada tapete, que pode ser rosado, dourado, azulado ou esverdeado, dependendo daquilo que está refletindo.

D) Alimentação e estrutura dentária

Os gatos comem quase tudo que o homem ingere. Eles gostam de carne, especialmente fígado, coração e rins. Possuem trinta dentes. Os menores são incisivos (ou dentes de corte), posicionados à frente da sua arcada. Os caninos e os grandes molares são usados para mastigar e triturar os alimentos. Os caninos mais longos e afiados permitem-lhe prender e dilacerar a carne de sua presa.

E) A utilidade do bigode dos gatos

A maioria dos gatos tem de vinte e cinco a trinta pêlos, dispostos em quatro fileiras de cada lado do focinho e vão até acima dos olhos. Esses pêlos procedem dos nervos da pele e funcionam como um órgão sensorial. Eles captam as características do ambiente em que os animais estão. Por exemplo: no escuro, os bigodes se voltam para a frente, os nervos capturam as informações sobre temperatura e as levam para o cérebro. Se captam calor, pode ser que haja outros animais por perto.

F) Proteção dos ouvidos dos gatos

As orelhas dos gatos são protegidos por sua habilidade de movimento. Eles podem recuá-las. O ouvido interno é resguardado por uma série de canais dispostos na cabeça do animal, e que vão até os órgãos auditivos. Na entrada da orelha existe uma grande quantidade de pêlos, que funcionam como um filtro.

G) Identificar quatro raças de gatos domésticos, e seu temperamento.

Gato Siamês

Esses felinos de olhos azuis podem ser um pouco mal-humorados. Nascem brancos e desenvolvem a cor definitiva em um ano. Parece ser menos independente que as outras raças. Dependem mais dos humanos que outros gatos.

 

Gato Abissínio

São mais sensíveis que a maioria dos gatos, sendo afeituosos e leais. Têm um miado suave. Sua origem está ligada ao Egito, mas foi na Etiópia que se deu seu desenvolvimento.

 

 

 

 

Gato Persa

Tem o timbre de voz suave e se comporta de maneira nobre. Ostentam orgulhosos sua forma de pelagem, que vai do cinza-escuro ao branco.

 

 

 

Gato da Birmânia

Não gosta de ficar longas horas sozinho, na ausência do dono. Se dá bem com outros gatos e com cães.
É ativo e brincalhão, mas ao mesmo tempo gentil e sossegado quando nota que o dono está ocupado.

 

 

 

 

 

Gato Himalaio

himalaio

São gatos afetuosos, brincações e gentis, além de possuírem uma voz agradável. Os Himalaios se adaptam bem à vida em apartamento, mas gostam de espaços abertos para se movimentar. Precisam de brinquedos ou companhia.

 

H) Quais os benefícios que os gatos domésticos trazem aos homens?

Servem de companhia, além de matar alguns animais indesejáveis como ratos.

I) Identificar a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural sete tipos de gatos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.

Leão (África)

 

Lince (África)

 

 

 

Onça (América do Sul)

 

Tigre (Ásia e Índia)

O tigre branco é uma variação do tigre siberiano

 

Puma ou leão da montanha (Continente americano)

 

Guepardo (África)

 

Ocelote ou Jaguatirica (Estados Unidos e América so Sul)

 

J) Que animal é conhecido como o rei dos animais? Por que recebe este título? Como é o seu temperamento?

O leão é chamado de “Rei dos Animais” por causa de sua aparência majestosa. É a fêmea quem caça, abastecendo o bando. O macho protege o território, defendendo suas crias e fêmeas. Seu rugido pode ser ouvido a uma distância de até 9 km, e é usado para demarcar o território.

Os leões são os únicos felinos que formam um grupo social. Os leões que vivem sozinhos são quase sempre velhos ou feridos, e compreendem 15% de todos os espécimes.

Ao contrário de outras sociedades animais com hierarquias muito definidas, os leões e as leoas pertencentes a um mesmo grupo gozam dos mesmos direitos e asseguram a sua sobrevivência por fortes vínculos. As leoas vivem a maior parte da sua existência em perfeita harmonia com os seus companheiros. O predomínio dos machos, mais fortes, sobre as fêmeas, apenas se manifesta no momento da divisão das presas.

K) Contar a história de Ândrocles e o leão, de James Baldwin.

L) Contar quatro histórias da Bíblia em que se menciona um membro da família dos gatos.

Sansão mata um Leão. (Juízes 14:5 e 6)

Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate. E, chegando ele às vinhas de Timnate, um leão novo, rugindo, saiu-lhe ao encontro. Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.

Davi mata um Leão. (I Samuel 17:34)

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.

Daniel é jogado na cova dos Leões. (Daniel 6: 1-24)

 E PARECEU bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.

Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: “Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus”.

Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: “Ó rei Dario, vive para sempre! Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar”.

Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: “Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões?”

Respondeu o rei, dizendo: “Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.”

Então responderam ao rei, dizendo-lhe: “Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração”.

Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.

Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: “Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar”.

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”.

E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.

Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.

Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: “Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?”

Então Daniel falou ao rei: “Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”.

Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.

Justo comparado ao Leão (Provérbios 28:1)

 Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão.

A Nova Terra (Isaías 65:25)

O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

* Avaliados estes itens, o desbravador será investido na especialidade.

* Os itens são especificados no site oficial dos desbravadores, no endereço: http://www.desbravadores.org.br/especialidades/natureza/EN-29.html

16 Comentários Add your own

  • 1. Samara  |  03/04/2009 às 1:46

    Era tudo o que eu estava precisando…
    estou fazendo a especialidade de Gato e as respostas cairam igual uma luva!!!
    Obrigado!

    Resposta
  • 2. Patricia  |  15/07/2009 às 18:10

    deveriam colocar respostas mais amplas,
    e posiveis de copiar,
    pois nem todas as pessoas tem impressora,
    nem tempo de ficar escrevendo.

    Resposta
    • 3. eliasmarques  |  05/10/2009 às 22:55

      Esse erro de não poder copiar era um bug do wordpress.com. Mudei o tema e parece ter funcionado. Desculpem o transtorno.

      Resposta
  • 4. Patricia  |  15/07/2009 às 18:12

    verdade foi o unico site, que colocou tudo o que eu precisava.

    Resposta
    • 5. eduarda e. correia  |  07/03/2010 às 15:20

      e mesmo eu estava procurando as epecialidade de gato só via como adotar um gato

      Resposta
  • 6. Ellen  |  04/08/2009 às 21:27

    eu estava precisando muito dessas respostas,
    pois estou fazendo a especialidade de gatos
    mas agora estou ficando craque
    já está quase tudo na ponta da lingua.

    Resposta
  • 7. Leila Catarina  |  03/10/2009 às 0:24

    Eu queria saber quantas especies de gatos existem é urgente….

    Resposta
    • 8. eliasmarques  |  05/10/2009 às 23:04

      Olá, Leila.
      Todos os gatos são da espécie Felix Catus. Só há uma espécie de gato.
      Porém, esta espécie pode apresentar variações, que são chamadas de raças.
      Numa rápida pesquisa, encontrei a informação de que existem cerca de 250 diferentes raças de gatos domésticos.
      Porém, esta informação veio da wikipedia

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato#Ra.C3.A7as_de_gatos_dom.C3.A9sticos

      e pode não ser confiável.
      Continue a pesquisa. Talvez você encontre mais informações legais.

      Resposta
  • 9. eduarda e. correia  |  07/03/2010 às 15:22

    eu não achava, pois depois eu achei.

    Resposta
  • 10. Mattheus  |  04/06/2011 às 17:08

    E msm Samara tbm to fazendo essa especialidade e tava precisando disso ai mto bom o site continuem assim

    Resposta
  • 11. Heloisa  |  13/06/2011 às 0:13

    Correção: gatos selvagens são os felinos com nome científico iniciados com felis silvestres. O leão e outros felinos que postaram são do gênero Panthera.

    Resposta
    • 12. Elias Marques  |  20/06/2011 às 18:46

      Bem observado, Heloisa. A especialidade na verdade pede apenas o nome científico do gato doméstico (felix catus). Mas os gatos selvagens e outros felinos possuem taxonomia diferente.
      Obrigado por contribuir e boa sorte na sua especialidade!

      Resposta
  • 13. Clube de Desbravador/Uíge-Angola  |  05/06/2012 às 11:47

    gostei bastant pela specialidade q foi aqui colocado, façai isso sempre.

    Resposta
  • 14. Aline gomes  |  05/06/2012 às 14:07

    muito massa esse site
    minha diretora nao pode desconfiar que eu achei aqui kkk
    adorei …

    Resposta
  • 15. ketruinny  |  16/06/2012 às 21:57

    adorei neem seei se davaa pra procura aqui kkkkk’

    Resposta
  • 16. thatianny  |  05/07/2012 às 15:55

    eu amo ser desbravadora principalmente do clube jalapão.
    amei esse site agora só vou pesquisa aqui…….S2S2S2S2

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: